Aos leitores deste blog eu digo: Sigam as doutrinas e ensinamentos de sua igreja, ainda que não concordem, pois a igreja é um corpo e todo organismo trabalha com um mesmo propósito; o funcionamento regular do corpo e qualquer instituição religiosa cristã, tem o objetivo de passar a nós o amor de Deus.
Eu poderia citar inúmeros textos bíblicos aqui, mas não o farei pois desejo utilizar minhas palavras.
Ontem eu estudava para as provas que farei no meu curso de Direito e lendo o filósofo jurídico Herbert Lionel Adolphus Hart, achei uma coisa interessante em seu livro "O Conceito de Direito": "De acordo com estes críticos, nós pensamos haver alguma coisa na norma que nos obriga a fazer certas coisas e nos orienta ou justifica no ato de fazê-las; mas, segundo eles, esse pensamento é uma ilusão, ainda que útil. Tudo que existe, além dos fatos claramente verificáveis do comportamento do grupo e da reação previsível ao desvio, são nossos próprios sentimentos fortes de compulsão no sentido de nos comportarmos de acordo com a norma e agirmos contra aqueles que não o fazem." HART, H.L.A. O Conceito de Direito. Questões Persistentes, p. 15
Isto tudo eu digo, pois sempre ouvi de pastores que se deve viver de acordo com os costumes e ensinamentos de sua igreja e não o fazia há muito tempo, resolvendo mudar esta situação agora que estava e ainda estou passando por um problema quanto a forma de pensar do qual pretendo sair e também, seguir a doutrina da igreja não faz com que você se sinta um estranho sentindo pressão social no meio de seus irmãos que corretamente o fazem.
Agora, o único texto que citarei: "E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,
Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores.
E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo.
E não achavam meio de o fazer, porque todo o povo pendia para ele, escutando-o." (Lc 19:45-48)
Por favor, respeitem os costumes de sua igreja, não tentem impor seus costumes à ela e não tenham a forma de pensar passada pela igreja como uma imposição. O ser humano se adapta a qualquer situação. Quando nova, pode estranhar por um tempo, mas acaba se aclimatando a ela.
Um blog que mostrará a verdade. "Então conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" (Jo 8:32).
terça-feira, 21 de junho de 2011
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Estado Natural x Deus
Estou aqui hoje para expor uma percepção a respeito da humanidade que deve assustar, escandalizar e horrorizar a muitos, mas estarei falando uma verdade latente e não se tem motivos para se indignar quanto a isto.
Não estudei estado natural hoje, estudei-o outrora e tenho visto a humanidade a minha volta refletir o que muitos criticam e isto bate com os pensamentos de Thomas Hobbes sobre esta condição:
"Para Hobbes, os homens são iguais e o que os torna iguais é o esforço que todos têm em satisfazer seus desejos e a condição de inimigos entre si, uma vez que para satisfazer seus próprios desejos, o homem não hesita diante do aniquilamento do outro, criando uma situação violenta onde todos estão contra todos, que ele chamou de “Estado de Natureza”.
Para controlar os homens em “Estado de Natureza” é preciso que exista entre eles um pacto social, que teria como objetivo assegurar a paz, tal pacto só seria possível graças à existência do Estado Soberano, que têm poder ilimitado, monopolizando o recurso à violência em nome da segurança da sociedade civil.
É importante lembrar que, como defende Macpherson, quando Hobbes está falando de “Estado de Natureza” ele não está falando de indivíduos não civilizados que viveram em épocas passadas; ele está pensando a natureza humana como atemporal, mas partindo do que ele vê na sociedade inglesa do século XVII: os homens em Estado de Natureza que deveriam ser resgatados pelo Estado Soberano, perfeitos eram os homens que, em Estado de Natureza, constituíam a sociedade civil de soberania imperfeita."
Onde Deus se encaixa? Direi agora:
Tenho observado sem ter esta intensão, simplesmente tem me acontecido coisas que me levam a raciocinar assim; que uma sociedade que se diz em maior parte cristã, ou seja, imitadora de Cristo, não O imita e nem segue o que Ele nos ensinou e não procedem conforme Sua conduta que deveria ser exemplo para nós.
Ele nos disse:
"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes." (Mat 5:38-42)
"Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." (Lc 6:27-36)
Te pergunto: Você tem amado seu inimigo? Feito o bem a quem te odeia? Tem dado a outra face a quem tem te batido em uma? dando sua túnica ou andando duas milhas com a pessoa quando ela te pede para andar uma? Dado ou emprestado algo quando te pedem?
Muitos irão dizer que sim, mas a verdade é que fazem tudo isto até não se prejudicarem, ouvem a outros mas realmente os consideram uns chatos e perdem a paciência; pois estão preocupados demais com seus próprios problemas que todos têm que não conseguem prestar atenção nos outros e acham que cada um deve resolver seus próprios problemas sozinho; procuram na verdade conforto e não abrem mão dele por outros, tem sede de poder, odeiam quem os odeia e feito o mal a eles. Vivem o estado de natureza citado por Hobbes, o que demonstra que a própria humanidade se conhece bem.
Onde fica: "Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações;" (1Jo 3:16-19)?
Se você se diz seguidor da Bíblia, para de dizer e siga seus ensinamentos. Se se diz cristão, você consegue imitar isto? "E levaram Jesus ao sumo sacerdote, e ajuntaram-se todos os principais dos sacerdotes, e os anciãos e os escribas.
E Pedro o seguiu de longe até dentro do pátio do sumo sacerdote, e estava assentado com os servidores, aquentando-se ao lume.
E os principais dos sacerdotes e todo o concílio buscavam algum testemunho contra Jesus, para o matar, e não o achavam.
Porque muitos testificavam falsamente contra ele, mas os testemunhos não eram coerentes.
E, levantando-se alguns, testificaram falsamente contra ele, dizendo:
Nós ouvimos-lhe dizer: Eu derrubarei este templo, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens.
E nem assim o seu testemunho era coerente.
E, levantando-se o sumo sacerdote no Sinédrio, perguntou a Jesus, dizendo: Nada respondes? Que testificam estes contra ti?
Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?
E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu.
E o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que necessitamos de mais testemunhas?
Vós ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o consideraram culpado de morte.
E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe punhadas, e a dizer-lhe: Profetiza. E os servidores davam-lhe bofetadas." (Mc 14:53-65)
Acho que não né? Pois é, reveja sua conduta. Escrevo isto a todos que são seres humanos e não conseguem parar de olhar para si, inclusive a mim que sou assim; tenho tentado mudar depois de quase morrer e perceber a fragilidade da vida, mas a sociedade "organizadinha" fica chocada com a minha mudança. Ainda em verdade digo que todos tem seus modos e ficam chocados quando alguém vai contra eles. A humanidade é hipócrita e eu não queria ser humano.
Fonte: http://www.klepsidra.net/klepsidra27/natureza.htm
Não estudei estado natural hoje, estudei-o outrora e tenho visto a humanidade a minha volta refletir o que muitos criticam e isto bate com os pensamentos de Thomas Hobbes sobre esta condição:
"Para Hobbes, os homens são iguais e o que os torna iguais é o esforço que todos têm em satisfazer seus desejos e a condição de inimigos entre si, uma vez que para satisfazer seus próprios desejos, o homem não hesita diante do aniquilamento do outro, criando uma situação violenta onde todos estão contra todos, que ele chamou de “Estado de Natureza”.
Para controlar os homens em “Estado de Natureza” é preciso que exista entre eles um pacto social, que teria como objetivo assegurar a paz, tal pacto só seria possível graças à existência do Estado Soberano, que têm poder ilimitado, monopolizando o recurso à violência em nome da segurança da sociedade civil.
É importante lembrar que, como defende Macpherson, quando Hobbes está falando de “Estado de Natureza” ele não está falando de indivíduos não civilizados que viveram em épocas passadas; ele está pensando a natureza humana como atemporal, mas partindo do que ele vê na sociedade inglesa do século XVII: os homens em Estado de Natureza que deveriam ser resgatados pelo Estado Soberano, perfeitos eram os homens que, em Estado de Natureza, constituíam a sociedade civil de soberania imperfeita."
Onde Deus se encaixa? Direi agora:
Tenho observado sem ter esta intensão, simplesmente tem me acontecido coisas que me levam a raciocinar assim; que uma sociedade que se diz em maior parte cristã, ou seja, imitadora de Cristo, não O imita e nem segue o que Ele nos ensinou e não procedem conforme Sua conduta que deveria ser exemplo para nós.
Ele nos disse:
"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes." (Mat 5:38-42)
"Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." (Lc 6:27-36)
Te pergunto: Você tem amado seu inimigo? Feito o bem a quem te odeia? Tem dado a outra face a quem tem te batido em uma? dando sua túnica ou andando duas milhas com a pessoa quando ela te pede para andar uma? Dado ou emprestado algo quando te pedem?
Muitos irão dizer que sim, mas a verdade é que fazem tudo isto até não se prejudicarem, ouvem a outros mas realmente os consideram uns chatos e perdem a paciência; pois estão preocupados demais com seus próprios problemas que todos têm que não conseguem prestar atenção nos outros e acham que cada um deve resolver seus próprios problemas sozinho; procuram na verdade conforto e não abrem mão dele por outros, tem sede de poder, odeiam quem os odeia e feito o mal a eles. Vivem o estado de natureza citado por Hobbes, o que demonstra que a própria humanidade se conhece bem.
Onde fica: "Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações;" (1Jo 3:16-19)?
Se você se diz seguidor da Bíblia, para de dizer e siga seus ensinamentos. Se se diz cristão, você consegue imitar isto? "E levaram Jesus ao sumo sacerdote, e ajuntaram-se todos os principais dos sacerdotes, e os anciãos e os escribas.
E Pedro o seguiu de longe até dentro do pátio do sumo sacerdote, e estava assentado com os servidores, aquentando-se ao lume.
E os principais dos sacerdotes e todo o concílio buscavam algum testemunho contra Jesus, para o matar, e não o achavam.
Porque muitos testificavam falsamente contra ele, mas os testemunhos não eram coerentes.
E, levantando-se alguns, testificaram falsamente contra ele, dizendo:
Nós ouvimos-lhe dizer: Eu derrubarei este templo, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens.
E nem assim o seu testemunho era coerente.
E, levantando-se o sumo sacerdote no Sinédrio, perguntou a Jesus, dizendo: Nada respondes? Que testificam estes contra ti?
Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?
E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu.
E o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que necessitamos de mais testemunhas?
Vós ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o consideraram culpado de morte.
E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe punhadas, e a dizer-lhe: Profetiza. E os servidores davam-lhe bofetadas." (Mc 14:53-65)
Acho que não né? Pois é, reveja sua conduta. Escrevo isto a todos que são seres humanos e não conseguem parar de olhar para si, inclusive a mim que sou assim; tenho tentado mudar depois de quase morrer e perceber a fragilidade da vida, mas a sociedade "organizadinha" fica chocada com a minha mudança. Ainda em verdade digo que todos tem seus modos e ficam chocados quando alguém vai contra eles. A humanidade é hipócrita e eu não queria ser humano.
Fonte: http://www.klepsidra.net/klepsidra27/natureza.htm
Assinar:
Postagens (Atom)