Caramba,
Estou impressionado novamente com a música gospel. Sei que já tive muito o que reclamar da gospel que tem sido tocada nas igrejas, e meio que tranquei os meus ouvidos para o "novo gospel".
Mas o que me impressiona é que realmente existe muita coisa legal no "novo gospel" e eu não tinha prestado atenção; muita gente legal se convertendo e tocando músicas que não são somente congregacionais; muitos talvez se choquem e eu estou adorando ver que tais músicos não falam somente de Bíblia e amor conectado com Deus.
Não existem mais somente Vencedores Por Cristo; João Alexandre; Stênio Marcus; Grupo Logos e muitos outros nomes nacionais e internacionais que já conhecemos. Como exemplo de nome internacional cristão e antigo, posso citar a banda Sixpence None The Richer; que gravou a música romântica "Kiss Me", uma música que fala de amor sem citar diretamente a Deus, e esta se tornou até trilha sonora de filme.
Fiquem tranquilos, não estou me desconvertendo e nem desejo desconverter ninguém. Apenas sou mais um cristão que está cansado de ouvir as mesmas músicas cristãs em casamento e com o mesmo tema "Deus fez você pra mim". Mas não existem somente músicas românticas que não falam diretamente em Deus; mas também músicas feitas por cristãos, que passam os nossos, sem citar o nome de Deus.
Vou colocar aqui alguns nomes do que digo:
Jó 42
PalavrAntiga
Lorena Chaves
Susana de Oliveira
Marcela Taís
Kari Jobe
Brooke Fraser
Dentre outros...
Parabéns pra quem faz este tipo de música e para nós que podemos ouví-los.
Um blog que mostrará a verdade. "Então conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" (Jo 8:32).
terça-feira, 27 de agosto de 2013
segunda-feira, 15 de julho de 2013
A VIDA COM JESUS É UMA GUERRA NAS ESTRELAS
Acho fascinante como a triologia de filmes “Guerra nas Estrelas” (Star Wars) pode ter uma semelhança tão grande com a vida cristã.
A história nos conta a respeito da vida de Anakin Skywalker, que teve sua vida transformada quando um mestre Jedi; que é a ordem de guerreiros que protege o lado bom da Força; percebeu que ele era o Escolhido que traria equilíbrio à Força; que é uma energia onipresente que pode ser utilizada para o bem ou o mal por quem tem a capacidade de usa-la; conforme fora profetizado.
Ele vai ser treinado pelo mestre Jedi Obi-Wan Kenobi e acaba sendo seduzido pelo Senador Palpatine a passar a utilizar o lado negro da Força e ajudar tal Senador a tornar-se imperador da Galáxia presente no enredo e acabar com a forma de governo existente: a República.
No interim entre o treinamento Jedi e a sedução pelo lado negro da Força, ele se apaixona pela Rainha Padmé Amidala; se casa e tem dois filhos com ela: Luke e Leia Skywalker.
A Rainha Amidala morre no parto dos gêmeos e antes teve o desprazer de ver seu marido regredir de Jedi a um Sith.
Os Sith são os guerreiros que se utilizam do lado negro da Força para garantir a sua insaciável sede por poder e tornaram Anakin Skywalker em Darth Vader, o Lorde Sombrio dos Sith.
Durante o governo do Imperador Darth Sidious surgiu a Aliança Rebelde que queria restaurar a República e acabar com a tirania do Imperador.
Luke e Leia acabaram fazendo parte desta Aliança e Luke, antes de matar Darth Vader descobre que ele era o seu pai que arrependeu-se antes de morrer de tudo que havia feito. E com a derrota de Darth Vader e Imperador Darth Sidious os Jedi voltam a ser proeminentes na Galáxia e a Força se equilibra.
POR QUE GUERRA NAS ESTRELAS É IMPORTANTE PARA A VIDA CRISTÃ?
A importância de Guerra nas Estrelas para a vida cristã encontra-se em fatores que auxiliam na vida cristã e também na vida secular:
- Nos mostra a importância de respeitarmos as autoridades cristãs e seculares que existem em nossas vidas: Nossos pastores; pais; outros parentes; patrões; marido; esposas e quaisquer outras pessoas que tenham autoridade sobre nossa vida.
- Nos mostra que é melhor fazer o bem do que fazer o mal; com a batalha ocorrida na vida de Anakin Skywalker entre o lado luminoso e o lado negro da Força; e conforme nos diz a Bíblia:
“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires,
Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.”
Deuteronômio 30:15-20
E as frases que o mestre Yoda fala durante os filmes:
“Aliada minha é a Força. E poderosa aliada ela é.”
“Grande Guerreiro, ha? Guerra não faz grande ninguém.”
“O medo é o caminho para o Lado Escuro. O medo leva à raiva, raiva leva ao ódio; ódio leva ao sofrimento. Eu sinto muito medo em você.” (Para Anakin Skywalker)
“Lado negro, solução jamais terá.”
Eu concordo e descordo desta última frase. Concordo, pois o mal sempre vai existir; mas descordo de não haver solução, pois há.
Se o lado negro da Força, ou seja, a tendência humana para o mal e sua vida distante de Deus; domina a sua vida, entregue a Jesus a sua vida e o reconheça como seu único Senhor e Salvador. Ou se você já entregou o senhorio de sua vida a Jesus, mas tem alguma área que ainda não foi entregue, se você reconhece qual é mude de atitude; mas primeiro converse com o seu pastor que poderá lhe ajudar; e se não sabe qual área, peça em oração a Deus que te revele pelo Seu Santo Espírito qual área é e peça ajuda espiritual ao seu pastor; pois outra coisa que o filme nos ensina e que pode servir para duas coisas diferentes: Ninguém faz nada com sucesso sozinho, sempre precisamos da ajuda de alguém para sermos bem sucedidos.
Ou seja, nós sempre precisaremos de auxilio humano em algum momento de nossa vida e devemos ser completamente dependentes de Deus, não tentando conseguir as coisas pela nossa força, mas sim pela Força d’Ele, rs.
sexta-feira, 22 de março de 2013
O Retrato de Dorian Gray
Acabo de ler o livro "O Retrato de Dorian Gray" escrito por Oscar Wilde e cheguei a algumas conclusões sobre seu conteúdo. Dorian Gray é um jovem que teve seu retrato pintado em tamanho natural por um pintor que era seu amigo e foi influenciado por outro amigo a conservar sua beleza e juventude. Neste afã de manter-se belo e jovem, Dorian Gray faz o pedido que lhe é atendido: Que sua velhice e todos seus efeitos recaissem sobre a foto.
A partir de então, Gray fica tão obcecado pela pintura que a esconde dos olhos de outros. Durante um tempo, influenciado por um livro emprestado por este amigo que o estimulou a manter sua beleza e juventude; passa a viver buscando os prazeres desta vida e comete os piores erros humanos que maculam sua alma perfeita durante a sua juventude. Ele mantem-se jovem por toda a sua vida, mas no final da história escrita por Wilde, sente remorso por ter feito todas as coisas erradas em função de um retrato que representava a sua alma. Pois, embora o seu exterior era jovem, seu retrato carregava suas rugas trazidas pela velhice e todas as manchas espirituais que seus erros trouxeram a ele. Concluo este post relatando o que considero de espiritual neste livro e também trarei a base bíblica que tenho a respeito disto: Nós devemos ter cuidado com nossas companhias, pois nossa vida é feita de relacionamentos; amorosos, amistosos, profissionais, espirituais e uma série de tantos outros. Em Provérrbios 18:24, temos escrito por Salomão que existem amigos mais chegados que irmãos; tomemos cuidado com quem resolvemos estabelecer irmandade; pois em qualquer relacionamento intimo, amoroso ou não, tomamos para nós características das pessoas com quem andamos; e como reforça o Salmo 1 1-6:
"BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá."
O salmo começa com as palavras "bem-aventurado" que significa mais do que feliz. Então o cristão que quiser ser mais do que feliz não deve procurar aconselhar-se com uma pessoa não cristã; procuremos um cristão de nossa intimidade, pois seu conselho poderá fortalecer a nossa fé ou também, com muita satisfação, podemos procurar o nosso pastor; que nos ouvirá e poderá ter um discernimento espiritual maior que outra pessoa.
Conforme A.W, Tozer, um renomado pastor e escritor cristão disse: "Nunca ouça um homem que não ouve a Deus". E que não tentemos ser sepulcros caiados, como Jesus definiu os fariseus; que mantiam sua imagem exterior em perfeito estado, mas em sua imagem interior estavam completamente podres.
Não façam como o jovem Gray que preferiu que todas as marcas pesarosas de sua vida recaissem sobre o seu retrato. Peçamos perdão a Deus e aos outros por nossas falhas para que elas não recaiam sobre nós e procuremos ser a imagem e semelhança reais de Deus e Cristo; pois se não o fizermos, nosso fim pode ser triste como foi o de Dorian Gray.
Assinar:
Postagens (Atom)