Um blog que mostrará a verdade. "Então conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" (Jo 8:32).
sexta-feira, 22 de março de 2013
O Retrato de Dorian Gray
Acabo de ler o livro "O Retrato de Dorian Gray" escrito por Oscar Wilde e cheguei a algumas conclusões sobre seu conteúdo. Dorian Gray é um jovem que teve seu retrato pintado em tamanho natural por um pintor que era seu amigo e foi influenciado por outro amigo a conservar sua beleza e juventude. Neste afã de manter-se belo e jovem, Dorian Gray faz o pedido que lhe é atendido: Que sua velhice e todos seus efeitos recaissem sobre a foto.
A partir de então, Gray fica tão obcecado pela pintura que a esconde dos olhos de outros. Durante um tempo, influenciado por um livro emprestado por este amigo que o estimulou a manter sua beleza e juventude; passa a viver buscando os prazeres desta vida e comete os piores erros humanos que maculam sua alma perfeita durante a sua juventude. Ele mantem-se jovem por toda a sua vida, mas no final da história escrita por Wilde, sente remorso por ter feito todas as coisas erradas em função de um retrato que representava a sua alma. Pois, embora o seu exterior era jovem, seu retrato carregava suas rugas trazidas pela velhice e todas as manchas espirituais que seus erros trouxeram a ele. Concluo este post relatando o que considero de espiritual neste livro e também trarei a base bíblica que tenho a respeito disto: Nós devemos ter cuidado com nossas companhias, pois nossa vida é feita de relacionamentos; amorosos, amistosos, profissionais, espirituais e uma série de tantos outros. Em Provérrbios 18:24, temos escrito por Salomão que existem amigos mais chegados que irmãos; tomemos cuidado com quem resolvemos estabelecer irmandade; pois em qualquer relacionamento intimo, amoroso ou não, tomamos para nós características das pessoas com quem andamos; e como reforça o Salmo 1 1-6:
"BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá."
O salmo começa com as palavras "bem-aventurado" que significa mais do que feliz. Então o cristão que quiser ser mais do que feliz não deve procurar aconselhar-se com uma pessoa não cristã; procuremos um cristão de nossa intimidade, pois seu conselho poderá fortalecer a nossa fé ou também, com muita satisfação, podemos procurar o nosso pastor; que nos ouvirá e poderá ter um discernimento espiritual maior que outra pessoa.
Conforme A.W, Tozer, um renomado pastor e escritor cristão disse: "Nunca ouça um homem que não ouve a Deus". E que não tentemos ser sepulcros caiados, como Jesus definiu os fariseus; que mantiam sua imagem exterior em perfeito estado, mas em sua imagem interior estavam completamente podres.
Não façam como o jovem Gray que preferiu que todas as marcas pesarosas de sua vida recaissem sobre o seu retrato. Peçamos perdão a Deus e aos outros por nossas falhas para que elas não recaiam sobre nós e procuremos ser a imagem e semelhança reais de Deus e Cristo; pois se não o fizermos, nosso fim pode ser triste como foi o de Dorian Gray.
Assinar:
Postagens (Atom)