sábado, 23 de abril de 2011

Páscoa

Estamos em época de pascoa e o que se passa ao povo eh somente a morte e ressurreição de Cristo, mas lendo Êxodo 12, vi também outros significados:

"Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.

Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.

O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.

E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.

E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.

Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.

E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.

Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.

Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos." (Ex 12:3-7; 11,13,14,15,17 e 20).

Agora, uma pequena aula de Tipologia Bíblica. Significados que encontrei da Páscoa:

- Morte e ressurreição de Cristo que foi o Cordeiro mudo e sem mácula sacrificado por nós exatamente na hora nona hebraica,tida por estudiosos como as nossas 15 horas da tarde.

-Esta celebração é hoje na verdade uma comemoração hebraica pelo período que os hebreus foram libertos da escravidão no Egito. Egito na Bíblia tem o conhecido signifcado de mundo secular; sem Cristo.

- E o principal agora: O sangue nas ombreiras e vergas das portas, lombos singidos, sapatos nos pés, cajado nas mãos e os pães azimos; são símbolos da nossa justificação por Cristo, estarmos sempre revestidos da Palavra e servirmos de testemunhas quanto a Jesus, os pães azimos significam uma vida santa e apenas comê-los deixando de lado as coisas levedadas, seria viver somente em santidade; sem deixarmos nos influenciar por coisas externas à Deus.

Por este último tópico então sugiro que deixemos de lado os ovos, pois são um símbolo pagão talvez imserido pelo Império Romano que era um imitador da Grécia em inserir sua cultura e religião aos povos dominados. Vejamos:

"Na Páscoa, é comum a prática de pintar-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substítuidos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia. Portanto, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos. Ishtar ou Astarte é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não o coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora” (ou, novamente, o planeta Vênus). É uma deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento. Ela deu nome ao Shabbat Pagão, que celebra o renascimento chamado de Ostara."

Tudo bem que ovo seja símbolo de vida e coelho de reprodução. O que levaria à nova vida em santidade e cumprirmos o ide; mas, existe outro Deus além do nosso? Deixemos então de cultuar deuses romanos e bárbaros.

"Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!" (Gl 1:8).


"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rm 12:2).

Fiquem na Paz.

Fontes: Bíblia e Wikipedia

Um comentário:

Victor disse...

Muito bom William!!