Uma questão que sempre preocupou John Wesley é a instabilidade espiritual. Num certo período, a pessoa está cheia de amor e atuante na comunidade. Logo mais adiante, mostra-se desanimada e debilitada espiritualmente. Uma verdadeira gangorra. Wesley se diz cansado de ver exemplos desse tipo, inclusive líderes e pregadores.
Em 31 de Janeiro 1765, ao examinar o assunto, conclui que tal oscilação ocorre porque as pessoas não investem no crescimento espiritual. Segundo Wesley,é fundamental ao cristão continuar sempre em crescimento.
Qualquer interrupção, qualquer relaxamento faz com que a pessoa não apenas deixe de crescer, mas também perca boa parte do seu dinamismo. Refletindo sobre o maná distribuido ao povo hebreu no deserto, pode-se afirmar que essa é a lógica da vida cristã. Não se pode acumular: cada dia requer o mesmo itinerário de buscar o alimento na fome. Na oração ensinada por Jesus consta "o pão nosso de cada dia dá-nos hoje" (Mt 6:11). O fato de ontem ter buscado o alimento é um precioso indicativo de que aprendemos o caminho, que sabemos onde encontrar o pão da vida. Mas não é garantia de que teremos o alimento sempre. Sem busca, a vida cristã fica completamente esclerosada.
É interessante, para não dizer triste, constatar que, ainda hoje, muitos cristãos vivem a mesma realidade constata por Wesley em seus dias. A instabilidade espiritual, a inconsistência na vivência da fé e dos compromissos com Jesus Cristo, igreja, suas ordenanças - pregar o evangelho, viver o discipulado e fazer discípulos - é, também, um problema de muitos crentes em nossos dias. Na verdade, qualquer um, se não for vigilante, está sujeito a isso. É necessário que se tenha vigilância, oração, prudência e diligência no viver cristão. A instabilidade espiritual é algo perigoso. Os que assim vivem deixam de usufruir da plenitude da vida em Cristo. A vida cristã ´´e para ser vivida de maneira dinâmica, frutífera, e isso só é possível se cultivarmos um relacionamento contínuo com Jesus, com a comunidade de fé, e, atrelado a isso, precisa que se pratique a oração, o jejum, a leitura e meditação diária na Palavra de Deus.
Não seja um cristão instável. Viva intensamente sua vida com Deus.
(Adaptado do livro Adoro a Sabedoria de Deus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário