domingo, 9 de janeiro de 2011

Coragem Cristã

"E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.

Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.

E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.

E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.

Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.

E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.

Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus.

E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,

Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;

E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz." (Gn 22:1-18)

Começo declarando que devemos obedecer a Deus acima de qualquer coisa; principalmente nossas vontades e desejos, por eles não importarem tanto e sim Deus ter nos criado e querer nossa obediência.
Estamos no tempo da Graça, mas os Dez Mandamentos ainda existem. Qual o primeiro? Amarás a Deus acima de outras coisas, não? Pois é, digo que devemos dar total prioridade a Ele em tudo.
Difícil? É,mas Deus não é fácil. Ele é simples, mas não fácil; e nos ajuda em toda nossa dificuldade em tê-lo como prioridade.
Não vê Abraão que foi testado por Deus em abrir mão de seu grande desejo desde cedo, seu filho fruto de Sara que era estéril, Isaque. Mas o Senhor quando viu que a obediência de Abraão era real, proveu um cordeiro para sacrifício.
Além disso temos como exemplo um neto de Isaque, José. Foi vendido como escravo aos egípcios por seus irmãos pelos sonhos que teve com a família,preso pelo faraó depois de ter fugido de sua mulher e ter sido acusado de tentativa de abuso sexual contra ela; o que foi uma mentira criada pela mesma, por ele ter saido correndo de seu quarto nú quando a mesma tentou manter relações sexuais com ele. Mas Deus utilizou-o como segundo homem abaixo do faraó e administrador do Egito no período de fome.
Outro é Daniel, que foi levado à Babilônia e nunca se curvou as tradições e deuses babilônicos, sendo por isso levado à cova dos leões; mas Deus não o deixou morrer naquela situação, o fez o último grande profeta da Bíblia e o revelou as setenta semanas que mostram quando as coisas relatadas em Apocalipse ocorrerão.
Servir à Deus não é fácil, mas é recompensador. "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão." (Sl 37:25).
Além de obediência, precisamos de coragem para abrir mão de nossos planos, sonhos e vontades para fazer os planos, sonhos e desejos de Deus.
Tenha esta coragem cristã, pois além de agradar ao Senhor, dará tudo certo. Porque tudo dá certo quando O deixamos comandar a nossa vida.

Nenhum comentário: