sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Revelação x Impulso Carnal

Hoje falaremos sobre a Colisão Revelação X Impulso carnal. Em Mateus 16:13-19, vemos a confissão de Pedro. Pedro teve a revelação que Jesus é o Filho de Deus. E isso não lhe foi revelado por carne e sangue mas pelo Pai que está nos céus. Essa revelação não se encontrava em livros ou nas sinagogas, mas lhe foi dada pelo Espírito de Deus dizendo que sobre ele Jesus iria edificar a igreja.

Em Mateus 16: 21-23, Jesus prediz sua morte e ressurreição e Pedro intervém. No texto seguinte, o mesmo Jesus se refere a ele dizendo: “Pra trás de mim, Satanás. Tu és pra mim pedra de tropeço.” Pedro chama Jesus à parte para o repreender e dizer-lhe umas verdades: “Isso nunca vai acontecer…” Ele devia estar inflado de orgulho, talvez dizendo que Jesus é o cara, com uma voz diferente de autoridade.

E eu acho sensacional seu caráter e atitudes, mesmo em meio aos erros, pois mostra como Jesus chamou seres humanos como eu e você, investindi neles.

É o conflito de um homem com uma grande revelação vinda diretamente do Pai X uma manifestação carnal energizada/influenciada por Satanás. Quantos de nós já não nos confrontamos com uma situação como esta? De ser benção em um minuto e avacalhar tudo no minuto seguinte? Quantos de nós já não julgamos o irmãozinho que é ministro de louvor, por que no mesmo dia ficamos sabendo de um caso meio estranho? Como a gente está enxergando a nós mesmos e nossos irmãos e como Jesus enxerga?

1ª Colisão: Sinceridade X Imaturidade
João 13:36-38 à “Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás. Replicou Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida. Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negue 3 vezes”.

Assim, vemos a dicotomia nas falas de Pedro e Jesus: Darei minha vida por vc / Você vai me negar 3 vezes

Em Mateus 26:31-34, Pedro é avisado. Na versão NVI, o vers. 33 é um pouco mais claro, mais fácil de entender: “Pedro respondeu: Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei”. Em outras palavras: Eles vão falhar, Jesus… eu não!! Talvez ele estivesse pensando: Eles não te buscam de verdade, eu sou mais comprometido, eu sou mais espiritual.

Pedro expressa sua sinceridade e Jesus identifica sua imaturidade para seguir com isso:

“Você é fraco e incapaz X você ainda não está preparado para fazer isso. Você ainda não pode fazer isso AGORA”. Jesus disse essa frase dura conhecendo a realidade atual de Pedro, mas Cristo sabia que o mesmo Pedro seria o cara atraves de quem sua igreja seria edificada.

Isto é uma lição para quem tem chamado pra ministério. Pedro foi tentado por ser hipócrita e abandonou por um tempo, mas ele tinha coração quebrantado. Quantos de nós já não nos confrontamos com promessas não cumpridas que fizemos pra Deus? Não estou dizendo que a gente deve sair por ai falando coisas e não cumprir. Mas muitas vezes nós queremos cantar aquela música difícil de cantar, ou fazer um propósito difícil de todo o nosso coração. Mas a gente ainda não está pronto ainda. Mas quer saber? Você vai chegar lá sim, se se propuser a continuar crescendo. O apóstolo chegou lá e edificou a igreja de Jesus e morreu por Ele sim! Naquela hora, ele negou, mas depois estava pronto pra ser fiel até o fim.

Deus não se alegra se você é imaturo e não está crescendo. Mas se está crescendo, se está em arrependimento, ELE ESTÁ COM VOCÊ, SIM!

2ª Colisão: Espírito pronto X Carne fraca
Em Mateus 26:36-41, Jesus ora no Getsêmani com seus discípulos. Jesus volta do monte e vê Pedro (mais Tiago e João) dormindo e ele identifica mais um conflito: carne x espírito. E em meio ao possível desapontamento de vê-los dormindo, identifica uma virtude: o espírito está pronto, está querendo (NVI em inglês), mas a carne é fraca.

Gálatas 5:17 – “Porque a carne milita (deseja o que é contrário ao) contra o Espirito e o Espirito o que é contrário a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”.

Vejamos a trilogia de Pedro EM 72 HORAS: Dormir no monte com Jesus + Cortar a orelha do soldado tentando impedir o maior acontecimento da história + Negar Jesus 3 vezes.

Algumas horas antes desse dia de caos, Jesus diz: o espírito está PRONTO!

Em inglês, a tradução diz que o espírito está querendo. A carne ainda está mais forte, ainda está sendo mais alimentada. Quantos de nós já não sentimos muitas vezes nosso espírito querendo fazer uma coisa e a nossa carne querendo fazer outra? Mais uma vez, a humanidade de Pedro nos ajuda. Muitas vezes nosso espírito quer orar e nossa carne quer dormir. Outras, nosso espírito quer ser fiel e testemunhar e nossa carne quer se envergonhar e negar Jesus. Mas Jesus nunca negou a Pedro!

Conclusões:

Essas colisões nos ajudam a enxergar melhor a nós mesmos e também ao nosso irmão: mau caráter e hipócrita ou uma pessoa que está crescendo em sua fé? Queremos agradar a Deus mas ainda não conseguimos dar 100%. Ainda não estamos lá onde Deus quer que estejamos. Nós estamos crescendo? Estamos buscando?
Tudo passa por missões. Não se faz nada enquanto cristão, sem se ter uma clara percepção da nossa identidade em Cristo. Somos pecadores lutando pra ser filhos de Deus ou filhos de Deus lutando contra o pecado? Isso faz muita diferença! Seja uma pessoa que, em meio às falhas, se arrepende e segue buscando e crescendo. E como você enxerga as falhas do seu irmão?

Fica muito claro pra mim como Jesus parecia enxergar muito além das dificuldades que Pedro ainda apresentava. Pedro, ao contrário do que muitos pensam, não era crente velho. Ele não tinha nada a ver com judaísmo e era um mero pescador que Jesus, em meio a sua misericórdia, escolheu para o seguir. E Jesus não é aquele que vai exigir que fiquemos perfeitos da noite pro dia. Ele é o que nos ajuda a caminhar. Em meio a suas frases, identificando as virtudes e as fraquezas de Pedro, Ele jamais o rejeitou.
PRESTE MUITA ATENÇÃO: Muito pelo contrário. Em meio a tudo isso, Jesus revela a Pedro sua nova identidade e a visão sobre a qual ele vai caminhar durante toda sua vida: edificar a igreja de Cristo.

Em Mateus 16:18, Cristo diz: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus”.

Esse é o grande ponto que eu quero chegar aqui: Deus tem uma visão pra sua vida!!! Nós precisamos ser pessoas movidas pelo direcionamento que o Espirito ministra ao nosso espírito. E a visão de Deus pra sua vida tem a ver com missões, e eu não tenho a menor dúvida disso. Não estou falando que tem que ter o título missionário e ir pra outros países.. Mas seja você um estudante, padeiro, médico, comerciante, advogado, pastor, ou missionário de tempo integral mesmo… seja aqui em Juiz de Fora, em Minas Gerais, no Brasil ou em qualquer canto dessa Terra, Deus tem um propósito pra sua vida. Jesus está investindo nas nossas vidas, como investiu em Pedro, com um propósito. O fim de todas as coisas nunca é missões. Nossa função é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, e, movidos por esse combustível, nós vamos nos interessar em cumprir os propósitos de Deus pra nossas vidas e missão vai ser sempre o meio de trazer glórias a Deus. Se pensamos em missão como o fim de tudo, viramos pessoas ativistas e, possívelmente, infrutíferas e insatisfeitas. Como mudar isso? Focando nossa energia, nosso tempo e nossas ações naquilo que Deus nos chamou pra fazer.

Ao longo desses últimos meses, eu tive muita clareza do que eu tenho que fazer, do que Deus quer que eu faça, de qual é a visão que Ele tem pra minha vida. Então o meu maior desejo é fazer o que for necessário pra que isso seja cumprido. Não quero perder tempo. Eu descobri. Ensino bíblico e futebol, discipulado, longo prazo.

Muitos de nós estamos desperdiçando tanto tempo de coisas preciosas em nossas vidas pois estamos dando socos no ar. “Nenhum vento é favorável pra quem não sabe onde quer chegar”. Viver sem um propósito, sem uma visão, é como entrar num carro e começar a dirigir. Se vc chegar onde queria, nem vai saber.

Talvez você ainda não vai ter a revelação do seu propósito pra vida toda, mas vai ter o propósito pra esse ano. Mas eu te encorajo a ter uma visão de 10 anos. Muitas coisas não podem ser feitas de uma hora pra outra mas podem ser feitas se bem planejadas.

E a boa noticia pra terminar: essa visão que Jesus deu pra Pedro se cumpriu. Ele foi o homem sobre o qual Jesus edificou sua igreja!!! E esse Pedro imaturo e instável, não muito tempo depois, se transformou em um dos grandes homens da história. 40 e poucos dias depois das 72 piores horas da vida de Pedro, ele fez uma pregação em que 3 mil pessoas foram salvas. Confie no plano que Deus tem pra sua vida. Não que você deva aceitar suas imaturidades, mas siga para o alvo em arrependimento, firme na visão que Deus tem pra você.

Missões é isso! Fazer o que Deus quer que você faça, onde Deus quer que você faça! Não desista de descobrir isso. Não viva só por viver, desperdiçando tempo, energia e dinheiro!

Eu o convido a crer comigo que muitos receberão a visão de Deus. Eu creio que Deus quer falar!

Este post, eu devo ao meu grande amigo Marcelo Barros. O coloquei, por ter ter visto de forma profunda em meu coração e me dado a certeza que devo mesmo confiar em Deus.

Vocês também podem achá-lo em: Igreja Metodista Central em Juiz de Fora

Nenhum comentário: